terça-feira, dezembro 9, 2025
EnglishEspañolDeutsch
terça-feira, dezembro 9, 2025
EnglishEspañolDeutsch

 Com apoio do PJSC Mais Social, pacientes com doença renal ganham melhora na qualidade de vida

dezembro 5, 2025
Ouvir artigo

Doação de R$ 209,8 mil foi destinada à compra de equipamentos com tecnologia mais avançada

Mais de 1.440 vidas serão diretamente beneficiadas, em um período de 10 anos, com a aquisição de duas máquinas de hemodiafiltração viabilizada pelo repasse de R$ 209.800 do PJSC Mais Social à Associação Renal Vida, unidade Blumenau. A hemodiafiltração (HDF) representa um avanço no tratamento, pois a tecnologia permite a remoção de uma quantidade maior de toxinas do organismo, proporcionando aos pacientes melhora expressiva na qualidade de vida, menos episódios de mal-estar durante as sessões e uma sensação geral de bem-estar no dia a dia.

“A hemodiafiltração, que é uma tecnologia nova, entrega aos nossos pacientes uma melhor qualidade de vida. Ele se sente melhor depois do tratamento. Nós temos um percentual menor de intercorrências durante o tratamento, menos queda de pressão, por exemplo. E os pacientes estão tendo, segundo os estudos, uma melhora na sobrevida. Melhor qualidade de vida, menos intercorrência e mais sobrevida, o que é muito importante para eles”, diz Luiz Cláudio Francalacci, presidente da Associação Renal Vida.

A importância desse investimento se torna ainda mais clara diante da alta incidência de doenças renais. Estima-se que 10% da população tenha ou desenvolva algum grau de doença renal, sendo que 90% dos afetados desconhecem o problema. Em Santa Catarina, apenas dois centros possuem habilitação para hemodiálise pediátrica, e a Renal Vida é um deles. De acordo com a Sociedade Internacional de Nefrologia, até 2040 a doença renal será a 5ª principal causa de morte no mundo.

A hemodiálise é o tratamento mais utilizado para pacientes com doença renal crônica. Geralmente realizada três vezes por semana, com quatro horas de duração por sessão, ela substitui a função dos rins e garante a sobrevivência até o transplante. Com as novas máquinas, estima-se que cada equipamento beneficiará 72 pessoas por ano, somando 1.440 vidas impactadas ao longo de 10 anos, tempo médio de vida útil dos aparelhos adquiridos com o valor repassado.

A Renal Vida, referência estadual, atende pacientes de 75 municípios catarinenses por meio de suas seis unidades (Blumenau, Brusque, Florianópolis, Itajaí, Rio do Sul e Timbó). Além de hemodiálise e HDF, oferece diálise peritoneal, atendimento ambulatorial, equipe interdisciplinar completa e acompanhamento pré e pós-transplante. Blumenau, reconhecida como a Capital Estadual de Transplantes, também recebe pacientes de outras regiões do país em busca de cuidado especializado e humanizado.

Sobre o PJSC Mais Social

O programa é uma iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina que destina recursos de penas pecuniárias, suspensão condicional de processos, transações penais e acordos de não persecução penal para projetos nas áreas de segurança pública, educação e saúde. Regulamentado pela Resolução n. 558/2024 do CNJ e pelas Resoluções Conjuntas GP/CGJ n. 14/2024 e 15/2024, o programa prevê editais anuais lançados em abril (1º grau) e setembro (TJSC). As entidades interessadas devem acompanhar o Diário da Justiça eletrônico e submeter seus projetos de forma eletrônica, conforme orientações do edital.

Fonte: TJSC.

Receba Notícias no Whatsapp

Assine gratuitamente o canal do JF Notícia SC no WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece na Grande Florianópolis.

Nome
Whatsapp
Cidade