terça-feira, dezembro 9, 2025
EnglishEspañolDeutsch
terça-feira, dezembro 9, 2025
EnglishEspañolDeutsch

Denúncia do MPSC contra acusado de crime bárbaro em trilha em Florianópolis é recebida pela Justiça

dezembro 5, 2025
Ouvir artigo

Réu responderá por feminicídio, estupro e ocultação de cadáver; Promotoria de Justiça busca punição máxima para o caso.

A denúncia oferecida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra o acusado pelo feminicídio da estudante de pós-graduação Catarina Kasten, de 31 anos, morta em uma trilha na Praia do Matadeiro, em Florianópolis, há duas semanas foi recebida pela Justiça. Preso preventivamente, o homem se tornou réu por três crimes: feminicídio, estupro e ocultação de cadáver, com qualificadoras e agravantes que levaram o MPSC a requerer a pena máxima.  

A denúncia foi entregue na segunda-feira (1º/12) pelo Promotor de Justiça João Gonçalves de Souza Neto, da 36ª Promotoria de Justiça da Capital, que atua em júris. O processo corre em sigilo por se tratar, também, de crime sexual.   

O réu vai responder por feminicídio (artigo 121-A, § 1º, II, do Código Penal), praticado por menosprezo à condição de mulher, com as qualificadoras previstas no artigo 121, § 2º, III (asfixia) e IV (recurso que dificultou a defesa da vítima), além do agravante do artigo 61, II, b (para garantir a ocultação).  

Ele também foi denunciado por estupro (artigo 213, caput, do Código Penal), cometido com violência e com a agravante do artigo 61, II, c (emboscada), e por ocultação de cadáver (artigo 211 do Código Penal), por ter arrastado o corpo para um local de difícil acesso e visualização.  

O crime  

O assassinato de Catarina aconteceu no dia 21 de novembro de 2025, por volta das 7 horas, perto da trilha da Praia do Matadeiro. Ela saiu de casa por volta das 6h50 para uma aula de natação. Ao perceber a demora, o companheiro acionou a Polícia Militar por volta das 12h. Um homem de 21 anos foi preso e confessou o crime.

Receba Notícias no Whatsapp

Assine gratuitamente o canal do JF Notícia SC no WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece na Grande Florianópolis.

Nome
Whatsapp
Cidade