quarta-feira, dezembro 10, 2025
EnglishEspañolDeutsch
quarta-feira, dezembro 10, 2025
EnglishEspañolDeutsch

Monitores de glicose defeituosos associados a 7 mortes e mais de 700 feridos em todo o mundo

dezembro 5, 2025
Ouvir artigo

Sensores fornecem medições em tempo real dos níveis de glicose no sangue, enviando esses dados sem fios para um dispositivo ou telemóvel.

Autoridades reguladoras estão a advertir as pessoas para deixarem de usar determinados tipos de sensores de monitorização da glicose depois de a empresa que os fabrica, a Abbott Diabetes Care, ter afirmado que os dispositivos estavam associados a sete mortes e a mais de 700 lesões em todo o mundo.

Alguns sensores FreeStyle Libre 3 e FreeStyle Libre 3 Plus podem fornecer leituras de glicose falsamente baixas, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) disse esta semana. Leituras deste tipo durante um período prolongado podem levar pessoas com diabetes a tomarem decisões terapêuticas erradas, como ingerirem demasiados hidratos de carbono ou omitirem ou atrasarem doses de insulina.

“Estas decisões podem representar riscos graves para a saúde, incluindo possíveis lesões ou morte”, indicou a FDA no alerta.

Os sensores são dispositivos que medem os níveis de glicose no fluido logo por baixo da pele para fornecer medições em tempo real do açúcar no sangue. A informação do sensor é enviada sem fios para um dispositivo ou telemóvel.

O aviso abrange cerca de três milhões de sensores nos Estados Unidos, provenientes de uma única linha de produção, indicou a Abbott em comunicado. Cerca de metade desses dispositivos já caducaram ou foram utilizados, acrescentou a empresa.

O FreeStyle Libre 3 da Abbott foi aprovado na Europa em 2020 e os sensores estão disponíveis na Alemanha, Espanha, Itália, França, Países Baixos e Reino Unido.

Até 14 de novembro, a empresa reportou sete mortes em todo o mundo e 736 eventos adversos graves.

A Abbott notificou todos os clientes do problema. A empresa disse ter identificado e resolvido a questão no lote de produção afetado.

A FDA disse que as pessoas devem deixar de usar os sensores afetados e deitá-los fora.

O problema envolveu sensores FreeStyle Libre 3 com o número de modelo 72080-01 e os identificadores únicos de dispositivo 00357599818005 e 00357599819002. Envolveu também sensores FreeStyle Libre 3 Plus com os números de modelo 78768-01 e 78769-01 e os identificadores únicos de dispositivo 00357599844011 e 00357599843014.

As pessoas podem visitarwww.FreeStyleCheck.com para verificar se os seus sensores estão potencialmente afetados e pedir uma substituição, disse a empresa. Nenhum outro produto FreeStyle Libre é afetado.

Fonte: Euro News.

Receba Notícias no Whatsapp

Assine gratuitamente o canal do JF Notícia SC no WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece na Grande Florianópolis.

Nome
Whatsapp
Cidade