quarta-feira, dezembro 10, 2025
EnglishEspañolDeutsch
quarta-feira, dezembro 10, 2025
EnglishEspañolDeutsch

Vida acolhedora e aristocrática em Moscovo: como está Bashar al-Assad um ano depois da sua queda?

dezembro 8, 2025
Ouvir artigo

Desde que, a 8 de dezembro de 2024, Vladimir Putin lhe concedeu asilo, o ex-ditador sírio parece ter-se habituado tanto à vida confortável e aristocrática em Moscovo que não fez nenhum esforço para reconstruir o seu regime derrubado, tendo-se apagado por completo da arena política.

Parece não haver dúvidas sobre a presença de Bashar al-Assad em Moscovo. Como Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, também confirmou em outubro passado.

A Rússia, aliada de longa data de Damasco, está agora a proteger Assad e a sua família de um julgamento justo, algo que os seus inimigos tanto desejaram e continuam a desejar. No entanto, Moscovo não quer que a presença deste convidado indesejado se torne uma fonte de problemas, dado que estabeleceu relações amigáveis com o governo de Ahmed Shar’a. Por conseguinte, a preferência da Rússia é que Assad viva escondido e em paz.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, uma organização independente sediada em Londres, Assad e a sua família, incluindo os três filhos, estão sob proteção do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB). Com a “proteção extremamente rigorosa” da agência de segurança russa, os movimentos de Assad estão bastante limitados e todos os seus discursos públicos foram suspensos.

A sua última declaração pública remonta a 16 de dezembro de 2024, oito dias após a queda, na qual afirmou que a sua saída da Síria “não foi planeada antecipadamente”. Ele pretendia continuar a luta, mas Moscovo insistiu na sua “partida imediata” na noite de 8 de dezembro.

Desde então, à exceção de um breve vídeo que o seu filho mais velho divulgou em fevereiro passado dele a andar pelas ruas ao redor do Kremlin a falar da forma como fugiu da Síria, manteve-se um silêncio absoluto. Nem sequer lançou um apelo às suas forças leais, nem houve qualquer notícia da sua tentativa de reconstruir o seu governo a partir do exterior.

Fonte: Euro News.

Receba Notícias no Whatsapp

Assine gratuitamente o canal do JF Notícia SC no WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece na Grande Florianópolis.

Nome
Whatsapp
Cidade