
Nos segundo e último dia da aplicação das provas do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFSC 2026, os candidatos responderam questões de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física e Química, além de terem de escrever uma redação.
Para essa prova, os vestibulandos tiveram de escolher entre três propostas, tendo como inspiração trechos de livros, letra de música e dados de infográfico que tratavam do tema desigualdade social. O concurso foi aplicado em 24 cidades de Santa Catarina, no sábado e no domingo, 6 e 7 de dezembro. A divulgação da lista dos candidatos classificados em primeira chamada está prevista para o final da primeira quinzena de janeiro de 2026 no site oficial.

Para elaborar a redação, os vestibulandos tinham de optar ou por escrever um manifesto, posicionando-se sobre as desigualdades sociais brasileiras, assinando simbolicamente (sem nome real) como representante da classe favorecida ou da classe desfavorecida; ou por escrever uma crônica sobre a desigualdade social; ou, ainda, por produzir uma carta para si mesmo no futuro, para ser lida no ano de 2030, provavelmente quando o candidato já teria se graduado – essa carta teria de ter propostas para uma sociedade menos desigual.


