
Com a obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas chegando na etapa final, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou novos testes de estanqueidade, dessa vez nos tanques e equipamentos. A Companhia trabalha com a meta de iniciar a operação da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas no primeiro semestre do ano que vem.
Testes de estanqueidade já foram realizados com sucesso em dois decantadores secundários. Atualmente a avaliação acontece na estrutura do tanque de contato. O decantador secundário 4 será o próximo a passar pela avaliação, com o efluente chegando a essa estrutura.
No cronograma também estão previstos os testes nos tanques de aeração, além do acabamento geral das estruturas, execução das interligações, montagem dos equipamentos, drenagem pluvial, pavimentação e paisagismo geral.
Operação de Concretagem
As operações de concretagem também prosseguem, finalizando as estruturas da nova ETE. Na última semana a equipe realizou a concretagem das passarelas e vigas superiores do tanque de aeração 4. Dez caminhões betoneiras depositaram cerca de 88 metros cúbicos de concreto nas estruturas.
Nova ETE Potecas
A construção da nova ETE Potecas é um dos maiores projetos de saneamento em andamento no Estado. A unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto em sua primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual ETE com sistema de lagoas de estabilização.
Com investimento total de R$ 270 milhões, a unidade terá capacidade para atender mais de 300 mil habitantes na primeira fase, podendo chegar a mais de 400 mil com ampliação das redes de coleta.


